sábado, 29 de janeiro de 2011

O que podemos dizer sobre Web 2.0?

    Um nome dado para o próximo passo da evolução da internet, já presenciamos sistemas que eram locais ou cliente servidor migrando para a Web com a proposta de acesso de qualquer lugar do mundo a qualquer hora, com certeza algo extremamente interessante para as empresas, mas que trazem problemas de disponibilidade e segurança em muitos casos.

    Design
    HTML não é mais suficiente, entram em cena o XHTML e CSS para desenvolvimento de interfaces ultraleves, pois velocidade de carregamento é necessário na Web 2.0, um dos principais focos é justamente este, porém nos últimos meses presenciamos surgimento de novas tecnologias para desenvolvimento de interfaces, grandes exemplos são o Adobe FLEX 2.0 e o XAML da Microsoft que propões uma interface rica para aplicações da Web (sim sim, tudo a ver com Rich Internet Aplications – RIA).

    Usabilidade   
    Ponto forte que visa estabelecer facilidade e intuição no uso das aplicações, sistemas úteis e fáceis de usar é o que todo usuário e empresa buscam, a Web 2.0 tende a tornar tal anseio realidade, hoje temos aplicações satisfatórias no modelo de internet que conhecemos, no entanto, a evolução vem para tornar o que já é bom ainda melhor.

    Interacção
    Inteligência nas aplicações para melhor relacionamento com os usuários também deve ser uma visão considerável no desenvolvimento de aplicações para a Web 2.0, principalmente no que diz questões a design, design de iteração é um ramo de estudo novo, mas já podemos achar material disponível em links da Web.

    Desenvolvimento
    Orientação a objecto com certeza estará em alta na Web 2.0, não é mera coincidência o suporte das principais tecnologias a este modelo de desenvolvimento (PHP5, Ruby on Rails, JSP/JSF, ASP.Net), integração com os maiores e mais rápidos banco de dados também são um ponto forte, alguns como por exemplo o MySql oferecem engines com menos recursos e maior velocidade para a Web.

    Tecnologias
    AJAX com certeza é a palavra do momento e do futuro, Javascript e XML assíncronos (Assincronous Javascript and XML) é uma mistureba de tecnologias que proporciona a integração entre Design, Desenvolvimento, Iteração e Usabilidade, este é justamente o foco da Web 2.0, até me arrisco a dizer que AJAX é o que vai proporcionar tal evolução.

    FLEX e XAML não atuam somente com design, proporcionando integração semelhante a do AJAX em Internet Aplications.

    Web Services são pontes de ligação entre sistemas e usuários, como o próprio nome sugestiona, são serviços disponíveis via Web para uso livre ou comercializado, uma fortíssima tendência da Web 2.0.

    Segurança
    Uma preocupação quando se fala em aplicações acessíveis via Web, um dos principais “medos” das empresas ao migrarem seus sistemas, algo que deve ser focado com grande atenção na Web 2.0, segurança digital é um assunto abrangente e divergente entre empresas, algo que deve ser tratado com muita cautela.

    Modelos
    Os WebStandarts (padrões Web) com certeza estão em alta (na verdade altíssima), pois além de serem tecnologias bases para muitos ainda são padronizados pelo W3C (Word Wide Web Consortiun), dentre estes padrões podemos citar CSS, Javascript DOM, XML (base do AJAX), XHTML entre outros.

    Concluindo
    A Web 2.0 é uma nova era na tecnologia que ainda não podemos mensurar em tamanho, mas já temos algumas prévias do que encontraremos pela frente dando uma olha no Google Docs & Spreadsheets, Gmail, Live, Start entre outros que podemos encontrar enquanto navegamos.

    Usuários bem informados aguardam ansiosamente por aplicações que os surpreendam, empresas já traçam estratégias para esse novo nicho de mercado, enfim, grande parte do mundo já se prepara para esta nova era da comunicação digital, e você está preparado?

Sem comentários:

Enviar um comentário